Total de visualizações de página

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

LER É APRENDER



O que ouvimos na maioria das vezes entre os professores é que o aluno não sabe ler nem escrever e sai do ensino fundamental sem exercer esta prática.
 O papel do professor não é somente o incentivo da leitura e escrita, mas o professor em primeiro lugar precisa dar o exemplo de ser um bom leitor e escrever bem independente da área que atua.
É muito fácil na maioria das vezes darmos a culpa para os professores de Português ou culpar os professores de séries iniciais.
Temos que começar a pensar a partir do momento que o aluno chegou até nós, o que vamos fazer para tentar sanar as suas dificuldades de leitura e escrita?
Digo isso constantemente no grupo de professores. Alunos de séries iniciais deveriam aprender a ler, interpretar, escrever, falar e aprender as quatro operações. Os conteúdos específicos de cada disciplina vão ter tempo para aprender depois.
Ensinar sobre relevo, corpo humano, Contestado, área e tantos outros conteúdos através de diferentes gêneros textuais (poesias, receitas, artigos, músicas, piadas, fábulas e tantos outros).
Como podemos passar alunos ano após ano sem ser alfabetizado, muitas vezes porque o sistema exige. E mais uma vez batem na mesma tecla que os conteúdos precisam ser vencidos.
Acredito que está mais do que na hora de começar a pensar o que cada um pode fazer para que isso seja urgentemente solucionado. Jogar a bola e passar adiante é mais fácil, ou simplesmente culpar alguém?
Quando escolhemos essa profissão de professor sabíamos das dificuldades que iríamos encontrar. Abandonar o barco nessa altura do campeonato não dá mais.
Podemos mudar muitas coisas, para que isso aconteça é preciso rever o nosso verdadeiro papel de educadores. Precisamos mostrar para os alunos que gostamos de ler, escrever, falar. Pois de nada adianta mandar apresentar trabalhos e fazer projetos se o próprio professor não o faz.
Precisamos fazer a diferença e sermos inovadores. Não é preciso ter anos de experiência para ver o caos que a educação se encontra hoje.
Uma boa leitura e momentos de reflexão sobre nossas práticas ajudam muito. A troca de ideias com colegas de profissão, encontro por áreas ajuda na nossa maneira de ensinar.

Como disse Paulo Freire:” A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria”.

12 comentários:

  1. oi minha amiga,

    tenho uma teoria a respeito de escolas,alunos e professores,
    independente da qualidade do colégio,
    da capacidade do professor,
    se o aluno quiser aprender,
    ele se dedica e aprende...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Adoro ler, penso que isso passa para os alunos mesmo! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olha que temos um caso de mudar a minha neta de escola pela falta de interesse em ensinar de uma professora e pelo descaso da diretoria da escola.
    Hoje, vencidos os obstáculos e com nossa ajuda e de muitos amigos no incentivo, ela é uma das melhores alunas do novo colégio.
    Daí vc me pergunta: "Pq deixamos chegar naquele ponto?", pq acreditávamos que poderíamos mudar, e mudamos.
    Há "professores e professores".
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  4. "Para ensinar a aprender é preciso aprender a ensinar, e para ensinar a ensinar é importante aprender a aprender."
    (comentário a Bia Hain, 22/1/13)

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Ame a vida e os bons amigos, pois a vida é curta e os bons amigos são poucos.
    Te desejo um ótimo fim de semana beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo joia?!
    Está lindo seu blog, já estou te seguindo...
    Segue o meu tbm, eu iria adorar!!!
    http://manyelly.blogspot.com.br/
    http://www.pinterest.com/manyelly/
    Sucesso para você!!!
    Bjo

    ResponderExcluir
  7. Passando para deixar um abraço bem apertadinho e dizer que estou com saudades, não posso esquecer também de dizer que qdo vc no final diz: se cuida - é algo muito bom de seler e por em prática.
    Bjs
    Nicinha

    ResponderExcluir
  8. Olá!!!, Deus te abençoe tenha uma semana maravilhoamiga devemos apreender e ensinar com muito carinho e sem saber de nada não vamos a lugar nem um. SUCESSO AMIGA.
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. No livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire também tem uma frase muito interessante: "quem forma se forma e re-forma ao formar e quem é formado forma e forma-se ao ser formado". Ou seja, todos nós aprendemos e ensinamos ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. "Não é possível refazer este país, democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério, com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, destruindo o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha não transformar a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda." (Paulo Freire)
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!! amei seu blog tudo de bom ótimos textos!!!
    Estava visitando blogs e vim conhecer seu cantinho...Parabéns pelo espaço e muito sucesso no seu blog...Te seguindo!!



    Se puder seguir de volta !! ficarei muito feliz por te ter em meu cantinho também!!
    http://francimakeup.blogspot.com.br/

    http://francimakeup.blogspot.com.br/
    linda semana!
    bjos

    ResponderExcluir