Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O FUTURO DA EDUCAÇÃO


                  
          Todos nós sabemos que a educação é um processo muito simples e barato. Mas, o que temos visto ao longo desses anos é surpreendente. Acredito que a mania de desenvolvimento moderno, causou a doença do descaso em nosso sistema educacional.
             Nesse caso o desenvolvimento significa: entretenimento na TV e os big brother da vida, viajar em veículos que poluem o ar. Desenvolvimento significa receber ajuda de aparelhos automáticos aliviando os seres humanos não só do esforço físico, mas também de seus cérebros. Este conceito defeituoso de desenvolvimento humano é a causa da educação tão cruel para nossas crianças.
           Sobre as novas tecnologias que estão surgindo o que vão ajudar esses inventores aspirantes, os cientistas e engenheiros a aprender? Qual futuro que devemos esperar das escolas, e que tipos de tecnologias irão moldar as mentes dos filhos de nossos filhos?
            Imagine um espaço de trabalho onde os alunos estão colaborando com colegas de todo o mundo, a manipulação de objetos virtuais na frente deles. Sim, o futuro parece emocionante e assustador.
           Todas essas coisas custam dinheiro e não vejo nenhuma indicação de que nossas escolas terão o aumento do financiamento necessário para levar as ferramentas para as massas.
           Eu tento ser muito otimista sobre as coisas, mas este tipo de tema expõe minhas preocupações profundas: Será que os governantes não serão capazes de oferecer escolas públicas com professores capacitados e tecnologias modernas em todos os cantos desse país? 
         Haverá pessoas capacitadas para administrar essas aulas, sabendo que o salário não compensa?Ou as novas tecnologias serão jogadas nas escolas, como foi o caso da inclusão nos primeiros anos e tivemos que nos virar sem saber como lidar.
           Estamos mudando de volta para uma sociedade menos organizada, com menos governo e instituições. Haverá algumas pessoas que realmente irão prosperar neste ambiente. Mas os "fracos" são significativamente vulnerável e é assustador ver como estas ferramentas serão usadas.
      Sabemos que existem verdadeiros gênios que são feras em qualquer tipo de tecnologias, mas será que toda pessoa que sabe um determinado assunto sabe ensinar?
      Eu tive que me virar, fazendo vários cursos sobre as novas tecnologias, e continuo fazendo, porque a cada dia que passa percebo que quando termino um, logo preciso fazer outro. As novidades tecnológicas acontecem rápido demais e se não acompanhá-las fico a ver navios.