Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de abril de 2011

VERDADES DOEM


É preciso querer e acreditar
Que as palavras um dia
Podem ser esquecidas
E isso me leva a pensar
Eu poderia mentir muitas vezes
Para atritos evitar
No entanto disse verdades
Que vieram a machucar
Foi preciso abrir os olhos
Para poder entender
Que as palavras doem mais
Naqueles que escondem algo
Eu poderia ter me calado
Poderia ter visto as coisas que eu disse
Mas as palavras sairam
Num impeto de fúria
Sem ter como evitar
Não me arrependo de nada
Pois a palavra verdade
Não vai me calar
Portanto assumo o que disse
E vou continuar a dizer
Ninguém diz para mim
O que devo fazer
Aprendi muito cedo
A lutar e me defender
Os incomodados reflitam
E aprendam a conviver.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

PROFESSOR E RESSURREIÇÃO

     

        Nunca a palavra “professor” esteve tão em evidência nos últimos dias. Foi como ressuscitar uma palavra pouco utilizada na nossa sociedade. Ressurreição significa literalmente "levantar; erguer".
       Foi o que aconteceu com nós, professores, palavras bem usadas na palestra de “Julio Furtado” que foi brilhante nas suas falas.
       Já “Mario Sérgio Cortella” nos diz que:” audácia não é o mesmo que aventura, e mudar exige correr o risco do desequilíbrio momentâneo”. Ele lembrou muito bem: ”Quem sabe faz a hora não espera acontecer”.
“Seres humanos são anjos de uma asa só, para voar têm que grudar no outro”, disse Cortella, citando o escritor italiano Luciano di Crescenzo.
          Nós professores precisamos de outra asa, pois dependemos de muitos para alcançar nossas metas. Talvez sejamos uma classe utópica demais, mas não custa sonhar e quem sabe a sociedade se junte a nós, pois o que queremos é um salário justo que nos possibilite viver dignamente.
       Professores também têm família, dívidas,comem,ficam doentes e, se quando se aposentam voltam a trabalhar, é porque não sobrevivem com o salário que ganham.
        Para finalizar, três perguntinhas, que você pode responder em forma de comentário: a) Se é professor ou professora municipal, você é feliz com a sua profissão? Por quê? (b) Se ainda cursa o segundo grau, sonha em ser professor (a)?(c) Pais, quem de vocês quer que seus filhos sejam professores?
       No dia que as três perguntas acima forem respondidas positivamente, cursar Pedagogia ou outras licenciaturas terá o mesmo Status que Direito, Engenharia e Medicina, os cursos mais desejados por aqueles que cursam atualmente o segundo grau, sejam em escolas públicas, sejam em escolas particulares. Ah! Você viu quanto ganha um procurador municipal, um médico no Município, um engenheiro? Então compare com o piso de um professor. Depois avalie e reflita: Educação de qualidade é um direito humano fundamental? Terá qualidade se continuarem tratando os profissionais da educação como os tratam hoje?

domingo, 17 de abril de 2011

VAI E VEM DOS SONHOS


Um sonho pensado
Sonhado exaltado
Sentido perdido
No dia de hoje
Sonho que vai e que vem
Na estrada infinita
Vai muito além
Sonho sonhado
Sem eira nem beira
Louca jornada
Que me fascina
Busca de algo sonhado
Sonho pecado
Coração aliviado
Sonhos que vão e que vem
Vida sonhada sentida
Das coisas da vida
Que quero guardar
Assim vou vivendo
Sempre a sonhar.