Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

VIOLÊNCIA ESCOLAR


         
          Nos últimos tempos o que estamos vendo nas redes sociais são vídeos gravados em sala de aula. Por um lado mostram professores perdendo o controle perante os alunos, mas o que causou esse descontrole ninguém mostra.
            Alunos sendo espancados em sala de aula por colegas, e muitas vezes há torcida para ver quem bate mais. Não há distinção entre garotos e garotas e nem de classe social.
            Professores estressados com situações como esta estão pedindo a conta, ou ficando doentes. O que podemos perceber é que poucos alunos vão à escola realmente para estudar, enquanto a grande maioria está indo porque são obrigados.
            É triste para nós professores quando perdemos o controle,quando alunos atrapalham a aula,esquecem o material escolar, não estão nem ai para o professor, não fazem os trabalhos. Mais triste ainda é quando diz que vem porque o pai não deixa ficar em casa.
            De quem é a culpa por nossos jovens estarem assim?Dos pais que não têm mais tempo para conversar ou irem a uma reunião escolar?Dos professores que cobram demais?Do sistema que hoje está ai? 
            Já ouvi de várias pessoas que precisamos trabalhar as famílias, mas parece que as famílias foram terceirizadas. Porque todos os problemas a escola precisa resolver. A escola não possui psicóloga, temos as orientadoras, mas estas não dão conta de tantos problemas.
            Se não pensarmos seriamente em resolver estes problemas, poucos alunos se salvarão isso que estou sendo otimista. Quando se fala em educação, se fala em ter uma equipe de apoio que nos dê suporte. Queremos soluções pra já, não podemos ficar parados esperando ver a banda passar. Temos que fazer algo urgente antes que coisas mais graves aconteçam.
            “Nas reuniões escolares estudamos que:” Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. “Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento”.Com certeza devemos estudá-los.
           Mas na época deles não tinha violência escolar, existiam castigos, alunos geralmente só ouviam. Queremos soluções para nossa época alunos participativos e interessados.