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sábado, 27 de novembro de 2010

ESSE JEITO...


Esse jeito sem jeito
De ser e de querer
Desejos infundados
Rostos dilacerados
Corações amargurados.
Esse jeito de ser
Arredia
Neologismos mal feitos
Palavras sem sentido
Apenas esse jeito
Estou à procura de termos
Palavras com sentimentos
Não quero frases prontas
Quero um jeito de ser
Ser aquilo que sou.
Mas o que resta
Uma sombra que cobre minha vida
Preciso dar um jeito
De ela ir embora.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

FESTIVAL DE ORATÓRIA

      
         Sempre pensei que a questão das leituras feitas em sala de aula e na biblioteca pudesse atingir de alguma forma outros caminhos, no qual a comunidade em geral pudesse fazer parte. Pensando nessa possibilidade, resolvi trabalhar com os alunos de 7ª e 8ª séries a oratória, pois era preciso que os alunos colocassem em prática seus conhecimentos que tiveram nas aulas de leitura.
         A leitura e a análise dos textos levados para a sala de aula abordaram os seguintes aspectos: circulação, domínio discursivo e gênero textual (conteúdo temático, estrutura composicional e estilo). Durante o estudo e a análise de cada gênero, levei o aluno a perceber a função de recursos linguísticos discursivos que traduzem as intenções do autor e situam o texto em determinado tipo: uso de textos diversificados, histórias em quadrinhos, poesias, hora da leitura, reprodução oral e escrita.
         Entendemos que a educação comprometida com o exercício da cidadania, precisa criar condições para o uso eficaz da linguagem relacionada às ações efetivas do cotidiano. Desenvolvendo o hábito da leitura, favoreceremos a reflexão crítica e imaginativa. Nesta perspectiva, os temas propostos deveriam ser os que estavam nas diversas mídias: (jornais, revistas, TV, internet, livros, rádios). Além disso, toda a comunidade escolar tomaria conhecimento de como a leitura pode trazer benefícios e estimular os alunos a falar em público, visto que acredito que é através da leitura que se formam cidadãos críticos e seletivos em busca de um melhor aprendizado sócio-cultural.
          Foi necessário envolver e estimular nossos alunos, para que pudessem desenvolver habilidades de leitura, escrita e oralidade. A dinâmica desenvolvida na sala de aula com textos verbais e não verbais literários e não literários, com música, poesias, fez com que a abordagem ao aspecto discursivo da língua, tivesse uma lógica da fluência comunicativa linguística associada à adequação das propostas de produção de textos ao conteúdo diário dos alunos, o que estimulou associar criatividade para que seus textos dissertativos tivessem oportunidade de entrar para um festival de oratória.