Total de visualizações de página

sábado, 8 de janeiro de 2011

LEITURA ,FONTE DE DIVERSÃO E PRAZER

          
         Eu sempre adorei ler. Melhor dizendo, adoro ler. Revista, livro, jornal... Vou lendo o que aparece na frente. Sou curiosa, gosto de histórias, de casos, de vida, de gente. Quero saber como pensam as pessoas, como se organizam, suas vidas, seu valores... Sempre, invariavelmente, aprendo alguma coisa.
          Fico furiosa quando me dizem que “jovem não lê”. Não acredito nisso. Recuso-me a acreditar. Como é que pode alguém normal abrir mão dos mil mundos, das mil viagens, de todas as experiências que a leitura dá pra gente? Por acaso jovem não quer abrir a cabeça? Não quer aprender? Duvido!
         Sei que a leitura é um hábito. Também sei que tem muito professor chato que enfia livro chato goela abaixo dos jovens e ai fica difícil mesmo. Mas também sei que tem muito professor legal que faz exatamente o contrário. E, depois, será que um ser pensante não consegue distinguir um professor chato de um livro legal? Os livros não são muito mais legais do que o mau humor de um professor chato? Se o livro é bom ele te tira da sua casa, do mundo e você viaja muito.
          Ler é humanizar-se, reconhecer que o escritor (a) é aquele que mais do que ninguém, renuncia a muitas coisas, impulsionado por uma necessidade profunda de expressão através de seus livros. Conhecer a vida de quem escreve também é muito importante.
Nas minhas idas a Biblioteca Pública, vejo muitos jovens retirando livros e fico feliz quando encontro meus alunos fazendo o mesmo. Sinal que os livros que a escola possui na sua biblioteca já não são suficientes, então ele procura outras possibilidades de leitura.
           Volto a afirmar, nossos jovens gostam de ler sim. É uma pena que o governo federal muitas vezes entope as escolas de livros didáticos, sei que em muitas regiões do Brasil esse é o único material de leitura que os jovens dispõem, mas aqui quando queremos livros bons à escola compra e graças a Deus que têm diretoras que se preocupam com a leitura de seus alunos e professores.
          Este ano ganhei de meu amigo secreto um livro: “O Último Símbolo de Dan Brown”, como já tinha lido troquei. “A Rainha do Castelo de Ar” de Stieg Larsson, minha primeira leitura de 2011.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

PRECISO DE TEMPO


A vida é assim
Coisas que faço
E vão além de mim.
Procurando respostas
Abrindo caminhos
Passos incerto, às vezes
Buscando saídas
Encontrando-me
Assim é a vida
Uma coisa contínua
Sem tempo de parar
O pensamento é veloz
Eu tento acompanhá-lo
Peço um tempo
Organizo-os
E assim consigo viver.
Respostas?
Pouco tenho.
Talvez seja por que
Eu tenha pressa demais.
Pressa de viver
De sonhar
E acreditar.