Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

COMO ESTARÁ A EDUCAÇÃO EM 2030?



Tivemos a oportunidade de ver e ouvir, a opinião de muitas pessoas sobre a revista Concórdia 2030, e vimos belíssimos projetos bem elaborados, mas dois fatos nos chamaram a atenção.
O primeiro é que a SEMED (Secretaria Municipal de Educação), não aparece com nenhum representante. O segundo foi à imagem de uma professora à frente do quadro de giz ensinando a tabuada. As escolas tiveram vários cursos sobre a Lousa Digital, não seria o mais correto aparecer à imagem de uma lousa?
Os centros culturais bem elaborados, mas as escolas e os CMEIS onde estão? A nossa interpretação nos diz que em 2030 a educação ficará igual, ou seja, nada mudará.
Todos nós sabemos que a educação gera um conhecimento mais aprofundado da nossa cultura. Partindo dessa premissa, não seria mais lógico investir nas tecnologias educacionais, em escolas do futuro?
Se nas escolas trabalhamos em equipe, seria justo que representantes da educação também pudessem opinar. Ou professor só serve para opinar sobre avaliação, currículo, etc.
Sabemos que as crianças serão os futuros representantes deste nosso município, há projetos quanto a isso? Por que não constou na revista?Ou são somente os objetivos que estão na página da competitividade, sendo que muitos já estão em andamento?
Com certeza se todas estas obras forem feitas, nossa cidade ficará mais bela. Mas não avaliamos pessoas ou coisas pela sua forma física, mas pelo conteúdo que elas apresentam.
Quero lembrar que quando uma pessoa se expõe em qualquer meio de comunicação, está sujeita a receber criticas,seja ela positiva ou negativa. Afinal vivemos numa “democracia”, e isso nos dá o direito à liberdade de expressão.
Como educadores queremos que nosso município cresça cada vez mais, em todos os segmentos, para isso acontecer não importa qual partido esteja no poder, pois em política também deveria se trabalhar em equipe. Infelizmente não é sempre o que vemos. “O conhecimento e a informação são os recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas.” Peter Drucker.