Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A VIOLÊNCIA NOSSA DE CADA DIA

      

          No último dia 24 de setembro, professores, funcionários da saúde e outros, participaram do Fórum Municipal pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto Juvenil, ministrado pela psicóloga, assistente social e enfermeira: Marli Olina de Souza.
             O que pude absorver da palestra é que hoje em dia é fundamental que o professor tenha um olhar clínico sobre os alunos, desta maneira ele poderá perceber se as crianças têm problemas comportamentais que podem ser indicadores de fracasso iminente. Entre esses comportamentos são: atraso no desenvolvimento da linguagem, atraso no desenvolvimento da leitura,agressão,violência,isolamento social, abuso sexual e de substâncias, o comparecimento irregular e depressão. 
            Em termos de medidas preventivas, podemos como professores, ensinar as crianças limites saudáveis ​​para que eles saibam que ninguém começa a tocar manipular ou olhá-los de uma maneira que faz com que se sintam desconfortáveis. E nós podemos ajudá-los a desenvolver uma boa percepção, para que passem a confiar em seus próprios sentimentos, como a sensação de medo no estômago ou o batimento cardíaco rápido, alertando-os de que algo está errado e do que eles precisam para sair e pedir ajuda. Podemos também informar melhor as crianças sobre a violação sexual em geral, por exemplo, podemos ensinar a criança o que dizer e fazer, e oferecer oportunidades para praticar o seu direito de dizer “não”.
            Há muitas razões compreensíveis porque as crianças não procuram ajuda no momento do abuso. Abusadores muitas vezes assustam as crianças, ameaçando retaliar ou insinuando que ninguém vai acreditar. O agressor também pode confundir a criança, o que implica que o abuso é culpa da criança. 
            O que qualquer pessoa pode fazer se perceber ou desconfiar de abusos contra crianças é ligar para: O Disque 100 funciona diariamente, das 8 às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. Qualquer pessoa pode utilizar o serviço: adultos, crianças e adolescentes é garantido o anonimato. Ou pelo site: http://www.safernet.org.br/site/denunciar.

             Fernando Pessoa escreveu: ”Tudo o que dorme é criança de novo. Talvez porque no sono não se possa fazer mal, e se não se dá conta da vida, o maior criminoso, o mais fechado egoísta, é sagrado, por uma magia natural, enquanto dorme. Entre matar quem dorme e matar uma criança não conheço diferença que se sinta”.

9 comentários:

  1. oi Mari,

    Fernando Pessoa sabia bem o que dizia,
    gosto demais de seus escritos...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Pois é!!!
    O mundo está muito violento e temos que cuidar das pessoas de bem o máximo que podemos.
    Bom dia
    Bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  3. Certíssimo querida!Proteger as crianças cabe a nós adultos.Precioso o texto de Fernando Pessoa. Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  4. Em todos nós deveria haver sempre presente a vigilância com nossos pequenos. O exemplo, a boa companhia, uma boa formação, uma religião se inseridos no tempo certo produzirão bom efeito, sem dúvida alguma. Que nasça em casa, em cada lar a amorosidade responsável familiar.
    [ ] Célia.

    ResponderExcluir
  5. Temos sempre que estarmos atentos ao que acontece de mal ao nosso redor e denunciar.
    Um abraço!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Mari.
    Esse é um tema polemico e sempre um pouco triste,mesmo se tratando dos genitores, eles não pediram pra nascer.As vezes eles próprios estão achando que está educando e pelo contrario,estão os prejudicando.
    Pela postagem.
    Um ótimo dia.
    Crianças são para serem amadas,jamais maltratadas.

    ResponderExcluir
  7. BOA NOITE MINHA FLOR DE PRIMAVERA !
    SAUDADESSSSSSSSSSSSSSSSSSS
    QUE BOM PODER PASSEAR LIVREMENTE ...ENTRAR NO SEU CANTINHO É TUDO DE BOM ...BJS

    ResponderExcluir
  8. TRAZENDO MEU DESEJO DE UM LINDO DIA DE DOMINGO.ENCONTRO SEU TEXTO QUE É FENOMENAL E ATRAENTE.AINDA TRAGO UM CONVITE ESPECIAL:
    O BLOG MILAGRE DO POETA DANIEL ESTÁ COM UM LINDO POEMA NOMINAL DEDICADO A NOSSA AMIGA BLOGUEIRA CHICA .CONVIDO PARA UMA FORÇA E APOIO COMENTANDO.
    http://danielmilagre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá; gostei do seu apelo....
    "A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes."
    ~Oscar Wilde

    Cumprimentos

    ResponderExcluir