Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de julho de 2012

MELHOR FALAR OU SE OMITIR?


         
       Todas as escolas têm no seu Projeto Político Pedagógico uma parte onde diz que: ”A escola deve ensinar o aluno a ser cidadão - critico reflexivo e dinâmico, capacitado intelectualmente, podendo vir a atuar e transformar efetivamente a sociedade. Com direitos a adquirir conhecimentos científicos.
      Quanto aos professores devem assumir a postura de intelectuais transformadores, capazes de criticar e transformar a sociedade. E com o dever de ensinar e muito bem ensinado os conteúdos propostos que constam no Projeto Político Pedagógico da escola.
       Se nós professores precisamos ter uma leitura de mundo, conhecimentos básicos de um pouco de tudo, capacidade de argumentar e criticar, como nos calar perante determinadas situações do cotidiano?
         Às  vezes ficamos na dúvida se defendemos nossas ideias até que alguém prove o contrário ou simplesmente nos calamos. Algumas pessoas conseguem dizer o que pensam, mas a maioria das vezes é criticada, talvez essas pessoas dizem o que a maioria gostaria de dizer e por isso são as mais visadas.
     Como nos calar diante de tantas coisas acontecendo em nosso país? Muitas vezes o calar é aceitar e com essa aceitação alguns ficam com medo de trocar opiniões com os colegas de trabalho, expor suas ideias numa reunião. O Pânico costuma ser mais incapacitante ainda. Profissionais podem até interromper sua carreira por causa do problema.
       Se fizermos uma pesquisa sobre os atestados médicos dos professores, a grande maioria está com essa Fobia Social, que causa depressão e outras doenças. Muitas vezes o calar dá gastrite,a pessoa se isola,apenas concorda com tudo.
     Ruth Rocha diz: “A concordar, a ceder, a não causar confusão, a ser vaca de presépio, que não sabe dizer não”! É isso que políticos corruptos querem ter uma população de vacas de presépio, pois estas geram votos sem contestar. E aqueles que falam pelas costas? Estes são pobres de conhecimentos, apenas uma inveja danada daqueles que sabem defender suas ideias.
    Sou da opinião que quando uma pessoa fala é preciso ter argumentos para defender sua fala, os que ouvem precisam ter conhecimento do assunto para poder argumentar, caso contrário é melhor calar do que criticar.

Maristela Guedes