Total de visualizações de página

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

PROFESSORES MAIS CRIATIVOS

           

           O ambiente infantil proporciona um mundo de exploração, descoberta e prazer. Brincar é o que as crianças passam a maior parte de seu tempo fazendo desde o momento em que acorda até que se fecham os olhos à noite.
            Através da brincadeira, as crianças aprendem sobre normas e expectativas culturais, descobrir o funcionamento do mundo, e negociar o seu caminho através de seus arredores. Cantigas de roda, contar histórias, encenações, criar materiais alternativos, tudo isso faz com que as crianças aprendam sobre si mesmas, regras, consequências e como as coisas andam juntos ou se separam.
            Ser uma professora pré-escolar requer níveis extraordinários de paciência, entusiasmo, criatividade e, acima de tudo, sentir amor pelo que faz. Pode ser cansativo e estressante, mas também é extremamente gratificante no final. 
             A criatividade é uma característica maravilhosa que todo o professor deveria ter em seus ensinamentos. Aqueles que são criativos por natureza, vão achar que é muito mais fácil de construir planos de aula interessantes e preparar atividades exclusivas para as crianças.          
            Nós não podemos dar às pessoas o talento, mas podemos treinar o olho e o ouvido e a mente, e nós podemos ajudar nossos alunos a ter acesso a uma maneira criativa de ver. Nós também podemos ajudá-los a obter a concentração, competência, perseverança e otimismo necessário para ter sucesso em atividades criativas.
            Habilidades de pensamento criativo são essenciais para o sucesso na aprendizagem e sucesso na vida. O pensamento criativo envolve uma série de habilidades que podem ser promovidas em todo o currículo. Há potencial para o pensamento criativo em todos os campos da atividade humana, e em todas as aulas
            As crianças têm uma oferta aparentemente infinita de energia criativa. Ele aparece em sua peculiar rimas e canções de improviso, em seu jogo imaginativo, e na sua capacidade inata de fazer algo do nada.

            Encontrar formas práticas para incentivar o desempenho criativo em grupos de estudantes é essencial, porque você não pode trabalhar com os alunos um a um ao mesmo tempo, porque a vida muitas vezes envolve o trabalho com os outros, vale à pena dar aos alunos a oportunidade de trabalhar de forma colaborativa e tornar o processo de colaboração mais criativo.

2 comentários:

  1. Infelizmente, bloqueamos nossas crianças... Em Rousseau, Piaget, Decroly em seus tratados pedagógicos e, Paulo Freire principalmente na Pedagogia da Autonomia elucidam muito o pensamento criativo da criança. Seu artigo é de uma ótima fundamentação educacional. Parabéns!
    Bjs. Célia.

    ResponderExcluir
  2. Olha! adorei tudo o que disse e aprovo, pq tenho uma criança em casa que tem uma imaginção ilimitada e feliz!
    A deixamos livre para criar e sabemos que isso a faz mais esperta sempre.
    Parabens!
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir