O ambiente infantil proporciona um mundo de exploração,
descoberta e prazer. Brincar é o que as crianças passam a maior parte de
seu tempo fazendo desde o momento em que acorda até que se fecham os olhos à
noite.
Através
da brincadeira, as crianças aprendem sobre normas e expectativas culturais,
descobrir o funcionamento do mundo, e negociar o seu caminho através de seus arredores.
Cantigas de roda, contar histórias, encenações, criar materiais alternativos, tudo
isso faz com que as crianças aprendam sobre si mesmas, regras, consequências
e como as coisas andam juntos ou se separam.
Ser uma
professora pré-escolar requer níveis extraordinários de paciência, entusiasmo,
criatividade e, acima de tudo, sentir amor pelo que faz. Pode ser cansativo e
estressante, mas também é extremamente gratificante no final.
A criatividade é uma característica
maravilhosa que todo o professor deveria ter em seus ensinamentos. Aqueles
que são criativos por natureza, vão achar que é muito mais fácil de construir
planos de aula interessantes e preparar atividades exclusivas para as crianças.
Nós não
podemos dar às pessoas o talento, mas podemos treinar o olho e o ouvido e a
mente, e nós podemos ajudar nossos alunos a ter acesso a uma maneira criativa
de ver. Nós também podemos ajudá-los a obter a concentração, competência,
perseverança e otimismo necessário para ter sucesso em atividades criativas.
Habilidades
de pensamento criativo são essenciais para o sucesso na aprendizagem e sucesso
na vida. O pensamento criativo envolve uma série de habilidades que podem
ser promovidas em todo o currículo. Há potencial para o pensamento
criativo em todos os campos da atividade humana, e em todas as aulas
As
crianças têm uma oferta aparentemente infinita de energia criativa. Ele aparece
em sua peculiar rimas e canções de improviso, em seu jogo imaginativo, e na sua
capacidade inata de fazer algo do nada.
Encontrar
formas práticas para incentivar o desempenho criativo em grupos de estudantes é
essencial, porque você não pode trabalhar com os alunos um a um ao mesmo tempo,
porque a vida muitas vezes envolve o trabalho com os outros, vale à pena dar
aos alunos a oportunidade de trabalhar de forma colaborativa e tornar o processo
de colaboração mais criativo.
Infelizmente, bloqueamos nossas crianças... Em Rousseau, Piaget, Decroly em seus tratados pedagógicos e, Paulo Freire principalmente na Pedagogia da Autonomia elucidam muito o pensamento criativo da criança. Seu artigo é de uma ótima fundamentação educacional. Parabéns!
ResponderExcluirBjs. Célia.
Olha! adorei tudo o que disse e aprovo, pq tenho uma criança em casa que tem uma imaginção ilimitada e feliz!
ResponderExcluirA deixamos livre para criar e sabemos que isso a faz mais esperta sempre.
Parabens!
bjs
Ritinha