Total de visualizações de página

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

VIOLÊNCIA ESCOLAR


         
          Nos últimos tempos o que estamos vendo nas redes sociais são vídeos gravados em sala de aula. Por um lado mostram professores perdendo o controle perante os alunos, mas o que causou esse descontrole ninguém mostra.
            Alunos sendo espancados em sala de aula por colegas, e muitas vezes há torcida para ver quem bate mais. Não há distinção entre garotos e garotas e nem de classe social.
            Professores estressados com situações como esta estão pedindo a conta, ou ficando doentes. O que podemos perceber é que poucos alunos vão à escola realmente para estudar, enquanto a grande maioria está indo porque são obrigados.
            É triste para nós professores quando perdemos o controle,quando alunos atrapalham a aula,esquecem o material escolar, não estão nem ai para o professor, não fazem os trabalhos. Mais triste ainda é quando diz que vem porque o pai não deixa ficar em casa.
            De quem é a culpa por nossos jovens estarem assim?Dos pais que não têm mais tempo para conversar ou irem a uma reunião escolar?Dos professores que cobram demais?Do sistema que hoje está ai? 
            Já ouvi de várias pessoas que precisamos trabalhar as famílias, mas parece que as famílias foram terceirizadas. Porque todos os problemas a escola precisa resolver. A escola não possui psicóloga, temos as orientadoras, mas estas não dão conta de tantos problemas.
            Se não pensarmos seriamente em resolver estes problemas, poucos alunos se salvarão isso que estou sendo otimista. Quando se fala em educação, se fala em ter uma equipe de apoio que nos dê suporte. Queremos soluções pra já, não podemos ficar parados esperando ver a banda passar. Temos que fazer algo urgente antes que coisas mais graves aconteçam.
            “Nas reuniões escolares estudamos que:” Piaget acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. “Vygotsky, ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento”.Com certeza devemos estudá-los.
           Mas na época deles não tinha violência escolar, existiam castigos, alunos geralmente só ouviam. Queremos soluções para nossa época alunos participativos e interessados.

13 comentários:

  1. Querida, que texto interessante! Tema atual que vem sendo alvo de uma análise profunda das razões deste desconserto entre pais, alunos e professores.Parabéns, professora!
    Sei e compreendo que o tempo corre e muitas vezes não conseguimos acompanhá-lo.Venha quando puderes ao meu Blog.Que esta visita seja um prazer sempre e não compromisso.Obrigada pelo generoso comentário.
    Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  2. cada vez há mais uma inversão de valores, os pais tem pouco tempo com as crianças, os professores não conseguem impor o respeito,as crianças não sabem escutar, sei lá, a educação está um pouco perdida, penso que os próprios seres estão perdidos sem fio condutar.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Minha querida parabéns pela lucidez e compreensão que você tem do problema da violência escolar, aliás, infelizmente há tempos que a violência transpôs os muros da escola, veja como anda vários Estados do Brasil, São Paulo, Santa Catarina no momento. Sem dúvida isso é falta de uma boa formação do jovem. É sempre um enorme prazer recebê-la no meu pequeno espaço que é o meu blog. Muito obrigado pelo seu contato, desejo que sua mãe se recupere rapidamente.
    Fica com Deus.
    Abraços.
    Almir

    ResponderExcluir
  4. Olá;
    Gostei do seu texto...Espectacular....
    Votos de rápidas melhoras de sua mãe....
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  5. O mal está nas famílias ,já não as há!

    "Yu Tse disse: Dentre aqueles que respeitam o pai, a mãe e os irmãos, são poucos os que realmente desobedecem aos próprios superiores! E ainda não se viu um homem que, não querendo desobedecer aos superiores, provocasse desordem. Para o senhor, tudo isso é fundamental: de facto, é a partir disso que nasce a 'norma'. O respeito para com os pais e os irmãos é a base da superioridade."

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Oi Maristela, parabéns pelo conteúdo do seu blog, viemos do blog do Daniel, visitamos o seu blog e gostamos bastante, lhe desejamos muita luz na vida e um caminho cheio de aprendizado e muito amor.

    Ghost e Bindi

    http://esquinadosversos.blog.spot.com

    ResponderExcluir
  7. A verdadeira amizade jamais é esquecida
    por mais distante que eu esteja meu pensamento estará sempre contigo.
    Linda é nossa amizade estou passando por uma chuva
    não chamaria de tempestade , pois tudo Jesus resolve.
    Sem sua amizade e dedicação não teria sido possível continuar
    meu coração faz uma festa quando vejo seu carinho no meu blog.
    Nessa segunda feira estou passando para desejar uma semana abençoada por Deus.
    E aproveitar para deixar meu carinho e mil beijos meus.
    Carinhosamente ,Evanir.

    ResponderExcluir
  8. A diferença fundamental está na deterioração da família. Onde está aquela figura do pai, austero e respeitado? Onde a presença constante da mãe, no papel (hoje desvalorizado) de guardiã de valores morais, quando o "ser dona de casa" era uma condição de honra? Aplaudam-se as conquistas modernas, mas nunca às expensas da solidez do núcleo familiar. Que as mães de filhos em idade escolar sejam submetidas a regimes de trabalho diferenciados. Crianças com até 12 ou 13 anos carecem da presença das mães - não de babás, professores ou televisões.

    ResponderExcluir
  9. Olá, nao se desculpe, passe quando puder ao meu, tambem estou cheio de coisas para fazer. Tanta violencia, tantas coisas! Para mim, a familia jamais deveria ser terceirizada, eu quero mais conscientização, muito mais! Eu quero que o governo atue sim, mas as familias devem se conscientizar mais de seu papel. Belo texto.

    Dan

    ResponderExcluir
  10. Querida amiga

    O pior
    é a falta
    de vontade
    de resolver esta situação.
    Um país onde os direitos
    são superiores
    aos deveres,
    produzem
    violências
    que nos fazem
    desacreditar
    do futuro.

    Que amar seja para ti
    o objetivo de cada instante.

    ResponderExcluir
  11. Discorres com propriedade inquestionável, fatos e ocorrências lamentáveis e inadmissíveis, que nos leva à meditar sobre a crueza da verdade e nos questionar: Aonde iremos parar?
    Bom fim de semana e parabéns pela crônica!

    ResponderExcluir
  12. Aqui em casa todos somos professores e sabemos do que você está falando. É urgente que se faça algo, precisamos entender o que está acontecendo, porque está acontecendo e o que precisamos fazer!
    O fato é que o mundo mudou muito e muito rápido, ainda não deu tempo para atualizar os conceitos. Parece que as autoridades só se preocupam com estatísticas!
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderExcluir
  13. AMIGA BOA NOITE
    ISSO ME DEIXA MUITO TRISTE. CONCORDO COM A AMIGO ACIMA AONDE VAMOS PARAR COM ISSO.
    Um ABENÇOADO COMEÇO DE SEMANA BEM BACANA PARA VC.
    AGUARDO VC NO MEU BLOG PARA BRIDARMOS O MEU ANIVERSARIO.
    UM BJ

    ResponderExcluir