Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

PROFESSORES LUTAM POR MELHORES SALÁRIOS

         
          A valorização profissional dos professores é considerada peça fundamental para garantir uma educação de qualidade, pois o que vemos muitas vezes são pessoas de diferentes áreas atuando em outras por falta do profissional.
         Infelizmente a educação no nosso país está assim, uma classe que num futuro próximo ninguém mais vai investir, pois o retorno em termos salariais é muito baixo.
          Sabemos que os deputados pediram 61% e no caso de vereadores podem variar de 20% a 75% dos deputados estaduais dependendo do tamanho do município. E quando os professores pedem um aumento justo à resposta é sempre a mesma. Estamos cansados de só ouvir discursos políticos. Muitos administradores públicos ainda tratam o professorado como uma espécie de "vocação missionária", quase religiosa, que exige sacrifícios. Certamente aumentar a remuneração é uma das condições para melhorarmos a qualidade da educação. Mas não é a única.
         Se pararmos para pensar o que vemos na mídia hoje? Na maioria do Brasil professores são ameaçados, agredidos, não são mais respeitados e em muitos lugares a educação é tratada como terceiro plano. O que é importante nesse país? Políticos com altos cargos ou um profissional de educação?
         Sabemos que no nosso município a maioria dos professores possui graduação, investimos,estudamos e continuamos a fazer cursos nos dias de folga para que possamos dar aulas de qualidade. Não são poucos os professores que se endividam com empréstimos consignados para melhorar seu orçamento.
         Apesar de todos os avanços tecnológicos o professor é mesmo elemento insubstituível. E, por isso mesmo, precisa ser urgentemente melhor remunerado.
         Porque muitos de nós ensinamos para amanhã com a cabeça de ontem, porque o sistema educacional algumas vezes preocupa-se mais com estatísticas do que com a aprendizagem real, porque o professor precisa se dividir em várias escolas, até mesmo num dia, e não lhe sobra muito tempo para reflexão e pesquisa. Enfim, por falta de um processo mais criterioso nas bases da educação e de boa vontade político- administrativa.
         Com tudo isso é de nosso direto exigir salários mais justos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário