Total de visualizações de página

domingo, 20 de setembro de 2009

O TRÃNSITO DA NOSSA CIDADE




 Estive observando um formigueiro um dia desses, e achei muito interessante a maneira como o caminho é feito entre elas. Entre centenas delas, umas carregadas, nenhuma batia uma na outra ou desrespeitava seu caminho. E fiquei pensando.
No trânsito deveria ser a mesma coisa, afinal somos um povo dotado de inteligência e somos racionais. Por que isso não acontece? A pressa fala mais alto, atender o celular em pleno horário de “pico” também e a impaciência prevalece, isso quando não furam sinais e abusam da velocidade em pleno centro da cidade.
Nossa cidade futuramente não comportará mais tantos veículos e a cada dia que passa mais são colocados nas ruas. Rotulas são feitas, mais sinaleiras são colocadas, sinais de radares, faixas de segurança e outras orientações são dadas.
E a educação onde fica? Será que é somente na semana de trânsito que devemos respeitar as regras? Em casa respeitamos pai e mãe somente nos seus dias? Será que somente as crianças devem ser educadas nessa semana? Com certeza elas são o futuro e podem ensinar os adultos. Mas e agora? Estamos no presente e adultos têm que ser trabalhados também, afinal quem dirige são eles.
Praticamente não há mais espaços para fazer novas ruas e a maioria não usa ônibus e nem bicicleta para ir trabalhar e dias de chuva é um caos. O ritmo frenético do dia-a-dia contribui para deixar o tráfego da cidade ainda mais complicado. A velocidade do carro deixou de ser controlada pelo velocímetro e passou a ser ditada pelos ponteiros do relógio. Com isso, respeitar as regras fica em segundo plano.
Não devemos esquecer que pessoas trabalham com carros e as ruas foram feitas para que todos possam utilizar.
A solução, talvez seria, em tirar do centro os bancos e concentrar em outros pontos da cidade, “apenas uma ideia”, pois muitos utilizam diariamente e estacionam em qualquer lugar mesmo sem permissão.
Acredito sim que reflexões devem ser avaliadas e propostas levantadas com a finalidade de que os problemas possam ser resolvidos contribuindo desta forma para um trânsito melhor em nossa cidade. O trânsito é um local onde falta senso de cidadania e a população se amplifica mecanicamente com condutas incoerentes e perigosas.
Portanto está na hora de valorizar mais a vida, pois temos só uma e não sete como dizem que têm os gatos. Se cada um fizer a sua parte bem feita com certeza o trânsito de nossa cidade será melhor.
“Metaforicamente falando, uma pessoa não consegue mover uma tonelada de pedras se não houver a mobilidade de outras pessoas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário