Total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de março de 2014

POR QUE AS PESSOAS SÓ CRITICAM?



Infelizmente, em nossa sociedade a crítica negativa é galopante. Nós criticamos o nosso time favorito quando nós mesmos não podemos jogar uma bola. Nós criticamos nossos empregadores, quando eles construíram um negócio a partir do zero e nós nunca sequer tivemos a coragem de tentar um esforço tão arriscado. Criticamos o carnaval, o aumento da taxa de lixo. Nós somos todos culpados por isso em algum momento de nossas vidas, eu incluída. As perguntas são: Por que as pessoas criticam negativamente? Como lidar com críticas negativas? Como podemos criticar construtivamente?
O ciúme é muitas vezes o combustível das críticas. Vemos alguém que tem a vida que queríamos as coisas que queríamos a felicidade que queríamos ou o relacionamento que queríamos. Por isso, tentamos justificar por que algumas pessoas têm e nós não. Se o partido A faz algo de bom, o partido B se sente na obrigação de criticar porque é do contra.
Muitas vezes, a crítica vem de pessoas que não têm a coragem de tentar o que você está tentando fazer. Você muitas vezes tem um sonho e você tem a coragem de segui-lo. As pessoas que te criticam por isso não têm a coragem ou a visão para seguir um sonho e eles sabem disso. Talvez seja inconsciente, mas eles sabem que você tem algo que eles não fazem. Então eles dizem que: "isso nunca vai funcionar. "Você é um tolo por tentar." Você está cometendo um erro. " "Isso não é simplesmente a forma como as coisas são feitas. “Você vai fracassar”. Se todos nós ouvíssemos as pessoas nunca faríamos nada.
A principal coisa a ter em mente é que eles não estão tentando nos ajudar. Eles estão tentando nos prejudicar. Se eles realmente tivessem tentando nos ajudar, eles iriam oferecer uma crítica mais positiva. Eu sempre falei que as criticas negativas me fortalecem e me dão força para seguir em frente.
A crítica de qualquer tipo é difícil de aceitar. Sentimos que as pessoas estão nos atacando pessoalmente, e nós reagimos com sentimentos de mágoa, raiva ou ambos. Mas a crítica construtiva é algo completamente diferente. Ela geralmente vem de alguém que está tentando torná-lo melhor.
Portanto se nós criticamos o carnaval, as ruas, taxa de lixo, o trânsito, as atitudes de vereadores, as decisões tomadas pelo prefeito, nosso colega de trabalho, a abertura ou não do comércio nos finais de semana e tantas coisas que nós massacramos com nossas palavras precisamos ter coragem de fazer alguma coisa que seja útil para nossa cidade. Ideias e ações.

7 comentários:

  1. oi Mari,

    verdade,
    ainda ontem fazia um comentário a esse respeito,
    que o ser humano critica tudo,
    acho que deve ser mais fácil,né?
    não sei direito,tenho o hábito de agradecer,vivo melhor...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Se ao invés de só criticar ajudassem a melhorar... beijos,lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  3. Eu gosto de criticas construtivas, as destrutivas não servem para nada, apenas para dar margem para os fuxiqueiros falarem mais e mais.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Passando pra uma visitinha! Aproveito pra te convidar pra o meu face:https://www.facebook.com/jbsbrasil

    Tomei a liberdade de postar um poema seu na minha página do Face VIDA VIVA POEMAS: Poesia é assim...

    Te espero no face.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. As pessoas têm tendência para criticar...mas, o curioso, é que todo o mundo passa pelo tribunal dessas pessoas...menos elas!!
    beijo e uma boa semana.
    Graça

    ResponderExcluir
  6. Texto excelente! convivemos com pessoas assim todos os dias.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde!
    Tenho uma colega de trabalho que critica tudo e todos e nada passa batido. Suas críticas são sempre destrutivas e com a intenção de jogar luz nas falhas alheias. O que percebo é que a vida dela não vai para a frente, vive doente, as coisas não dão certo. Só que nós que estamos do lado de fora conseguimos enxergar isso, mas ela, que vive carrancuda não vê o quanto sua vida estagnou por conta de sua negatividade. Nossa postura é de orar pela pessoa e acreditar que um dia ela possa abandonar essa casca de amargura.

    ResponderExcluir