Total de visualizações de página

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

FALTA MOTIVAÇÃO PARA ESTUDAR


Quando me lembro da época em que eu ia à escola, as saias de pregas, as congas, as sacolas feitas em casa de tecido não me impediram de aprender.
Quando olho para a geração de hoje tão materialista e percebo que muitos pais já não conseguem controlar seus filhos. Como pais e encarregados da educação  muitas vezes não estão preocupados em estabelecer limites apropriados em relação aos modismos de hoje.
Eu acredito sim que as crianças são o futuro, se nós pudermos ensinar bem. Fazendo com que eles vejam o potencial que cada um tem. Muitas vezes os pais estão mais preocupados em comprar o carro do ano e esquecem dessa coisa tão simples chamada diálogo.
 Todos os pais querem que seus filhos tenham sucesso na vida e eles sabem que o sucesso vem com o conhecimento adequado. O dever dos pais não é só para ter uma boa escola para a educação de seus filhos, mas para incentivá-los ao longo do tempo, de modo que o seu interesse na aprendizagem permaneça sempre. Algumas crianças são motivadas para a aprendizagem e são dirigidas para assumir tarefas desafiadoras com atitude positiva. Uma vez que seu objetivo é definir, eles se esforçam muito para alcançá-lo sem ter que ser estimulada.
 Por outro lado, há crianças que mostram menos interesse para a aprendizagem. Eles não são motivados para aprender coisas novas na vida e tendem a se ater a tarefas fáceis, que exigem menos esforço. Eles precisam de muito estímulo para começar algo e sua atitude negativa leva ao desinteresse na aprendizagem. Os pais dessas crianças precisam tomar esse esforço extra para incentivar o seu filho a estudar.
A falta de motivação nos alunos é uma preocupação séria. Os professores e os pais desempenham um papel importante para motivar a criança a estudar. Um pouco de atenção e encorajamento podem ajudar uma criança a superar a relutância para os estudos e seguir em frente.
É muito importante que esta geração de cabeça para baixo comece a olhar para frente e para os lados também. Com certeza os pais têm um papel fundamental na educação dos filhos.
 Albert Einstein disse: Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos



7 comentários:

  1. Na legitima simplicidade do "não ter" debruçamos sobre nossos livros, sempre atentos aos nossos professores, pois sabíamos que só assim, por esse caminho do aprender a fazer e fazer junto que teríamos uma vida melhor! Hoje, os que têm tudo na bandeja, prontinho, não valorizam; e os que não têm revoltam-se. Vira uma cena diabólica que deparamos na sociedade como um todo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. oi Mari,

    essa geração tem imagens distorcidas de um mundo real,
    vivem numa fantasia exagerada,
    com valores invertidos,
    com raras exceções,acho que o futuro vai mal...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Pois é amiga, estamos atravessando uma época hedonista, a busca do prazer a qualquer custo, ou seja, é vendida a ideia do prazer antes de qualquer coisa, inclusive, é posta nas mãos das crianças uma série de brinquedos e atrações que as gerações passadas não conheceram nas primeiras etapas da vida. Essas facilidades pela obtenção do prazer quase desmedido, retira, em grande parte, o interesse pelo estudo.
    Um abraço. Tenhas um bom dia.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Mari
    A educação está sem interesse de vários lados... Por um, a família deixa tudo por conta da escola... por outro, o aluno não se interessa em aprender além da informática e tudo que tem cores e movimentos... por outro o profissional, sonhador que nasceu com a vocação de ensinar e aprender com eles...
    Tudo é bem difícil!!!
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  5. Mari,

    hoje vim lhe fazer um convite para conhecer e, se desejar, acompanhar um novo espaço onde estou postando com outros amigos, pois o Infinito Particular foi fechado.
    Ficarei feliz com sua visita neste espaço de excelente qualidade e muito bom gosto.
    Enorme abraço!!!

    http://refugio-origens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Estudar sempre foi meio "cansativo" só de pensar, mas é necessário.

    O My Life está completando 4 aninhos hoje e tem promoção nova. Na verdade é só sugerir um tema para um texto, eu faço o post e coloco seu nome + o link do seu blog falando que foi você a sugerir aquele assunto.

    Dá uma conferida >> http://mylife-rapha.blogspot.com.br/2014/03/4-anos-de-my-life.html

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olhe Mari, educar não é fácil, de todo.
    A sociedade sofreu uma série de mudanças nos últimos vinte anos. A evolução tecnológica foi de tal forma galopante, com tanta oferta, que associada ao poder da publicidade instiga ao consumo.
    As modas são efémeras, os modelos de tecnologia de topo são rapidamente superados por modelos ainda mais avançados, e criou-se uma verdadeira "fobia" de ser ultrapassado pelo vizinho do lado na aquisição do último modelo disto ou daquilo. A filosofia do "ter" substitui o "ser".
    Um educador (pai/mãe) que tenha essa atitude perante a vida, não "sabe" passar outra mensagem ao filho.
    Por outro lado, mesmo que o educador passe a mensagem correta ao seu filho, tem que ter a consciência de que ele está mais de 2/3 do dia fora do seu controle, mas sim em convivência com "mil vozes" em que a predominância é dos pares (amigos de escola, amigos de rua; amigos dos cursos extras e das atividades extras) para quem tudo tem mais importância que o aprender e a formação cultural. E para nós educadores, é tarefa árdua contrariar tudo isso, nem todos conseguem.
    Sinceramente, correndo o risco de me considerarem "cinzenta demais", penso que o futuro desta geração está muito ameaçado, e já estamos, de certo modo, pagando por isso.
    bjo amigo

    ResponderExcluir