Total de visualizações de página

domingo, 12 de janeiro de 2014

A FILA E SEUS PERSONAGENS

          Quando estou em uma fila ou passo por ela gosto de observar as pessoas e seus comportamentos.
            Quando vou à fila do INSS para pegar remédio para minha mãe tenho que chegar cedo, geralmente às 06h30min. Encontro um “organizador” de fila, aquele que já chegou mais cedo e logo de cara pergunta o que vou fazer, então ele diz que fila devo ir, assim ele continua até a hora de abrir.
            Também tem um “fiscal” de fila aquele que fica cuidando para que ninguém fure a fila. Outro personagem é o “falador”, em poucos minutos você escuta o histórico da doença dos parentes e faz questão de falar para que todos ouçam.
            Quando abrem às 7 horas, todos caminham rápido para pegar as senhas. Ai vem o que “reclama”, o tempo todo diz que a fila está lenta, que os atendentes são poucos. Que a fila dos idosos anda mais rápida, pois tem mais de um atendendo e na geral apenas um.
            Tem a fila dos “decepcionados” (assim como eu) que depois de mais de uma hora na fila, pelo segundo mês consecutivo ouço que não tem o remédio. Agradeço gentilmente com uma cara de quem perdeu uma hora na fila.
            Teve a fila dos ACTs no final do ano para escolha de aula no ano de 2014. Professores conferindo listas colocando o papo em dia, vendo quem ia conseguir aula. Muitos saíram decepcionados,pois apesar de terem se escrito,nem vaga tinha.
            Mas têm muitas filas que as pessoas não reclamam em levantar cedo, são as filas das promoções das lojas no início do ano. Dia desses fui caminhar às 05h30min e já tinha uma fila enorme que dobrava a esquina. As pessoas falavam muito,esperando ansiosas para gastar o dinheiro economizado o ano todo,para comprar seu sonho de consumo.
            E a fila dos apostadores da Mega da virada, ninguém se importava em estar nela, nem eu. Podia se ouvir pessoas contando seus planos se ganhasse na Mega.
            De vez em quando encontramos pessoas conhecidas nas filas, então não vemos a hora passar e ficamos falando abobrinhas e a fila anda mais rápido. Também é possível nessas horas senão encontramos alguém para conversar avaliarmos nossa vida, planejar nosso futuro. Com certeza muitos personagens diferentes estão nas filas,muitos alheios a tudo que se passa.O importante é ter paciência.

            Como disse Isaac Newton:” Se fiz descobertas valiosas, foi mais por ter paciência do que qualquer outro talento”.

5 comentários:

  1. Eu faço o mesmo! rsrsrs. Na verdade de vez em quando vou até mais longe. Invento estórias para os participantes da fila.

    Um bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Pois é amiga, paciência é necessário para conviver com filas. Eu, geralmente, procuro ler alguma coisa quando necessito entrar em alguma fila.
    Um abraço. Tenhas uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
  3. oi Mari,

    fila deve exercer algum tipo de atração e fascínio sobre o ser humano,
    se são inevitáveis procuro me distrair lendo alguma coisa,
    ou sendo simpática com os vizinhos ...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. A fila nos permite exercitar a paciência.E... como não podemos fazer nada, além de segui-la, o jeito é aproveitar o tempo para observar, pensar, imaginar, solucionar etc..e ficar a esperar nossa vez.Gostei muito do teu texto amiga.
    Brisas e flores para você neste novo ano.Bjs Eloah

    ResponderExcluir
  5. Uma postagem que retrata,realmente a vida como é.
    Parabéns pela sua capacidade de síntese ao transmitir tudo isso para a nossa reflexão.
    Um abração carioca.

    ResponderExcluir