Eu poderia começar este texto, escrevendo sobre as inúmeras historinhas que ouvi de palestrantes renomados durante estes meus trinta anos de educadora. Mas resolvi escrever uma frase de: Daniel Thomaz “Vivemos numa sociedade hipócrita, que só pensa em resolver algum problema, quando este lhe incomoda de perto.”
Por que será que a greve dos professores estaduais tornou-se uma ladainha? A resposta é muito simples. Porque se a sociedade como um todo, tivesse se manifestado desde o primeiro dia de greve, dando apoio aos professores, este já teria sido um assunto do passado.
Reclamaram que os filhos estavam sem aula, mas o que fizeram? O que ficou bem claro para todos, é que o professor tem que se contentar com o que ganha e ficar de boca fechada sem reclamar.
Por que toda sociedade se mobiliza e reclamam da umidade e o som do Centro de Eventos e os problemas logo são resolvidos? Por que reclamamos de contas indevidas e logo os interessados entram em um acordo? Por que reclamam que não têm creches suficientes e logo anunciam que serão criadas mais? Por que se a rua não tem asfalto, a comunidade se reúne para pedir e ganham? Por que quando o interesse é político as coisas se resolvem rapidamente?
Pensem nisso: se nossa sociedade não tiver consciência sobre o real valor da educação, e perceber o quanto a escola é importante, juntamente com a figura do professor, não sei o que será do nosso futuro. Sabemos que a maioria dos jovens não terá a oportunidade de ter um profissional da educação para orientá-lo, este profissional que não escolheu essa profissão por acaso, mas sim porque realmente se preparou para ser professor.
É preciso exigir especialmente dos políticos em época eleitoral - que "ao falar enchem a boca" nos palanques, que a Educação é prioridade, que tenham, pelo menos, o bom senso de demonstrar algum plano real. Isso com certeza iriam valorizar em muito nossa profissão.
E pensar que todos os que estão lendo agora este texto frequentaram os bancos escolares, e foi através de um professor que aprenderam a ler. Foi através de um professor que se tornaram o que são hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário