Total de visualizações de página

domingo, 18 de outubro de 2009

VIAJAR É ESTUDAR...

    Estive viajando pelo Rio Grande do Sul, pelas cidades de Santo Ângelo e São Miguel das Missões com os alunos das 7ª Séries da E.B.M Giuseppe Sette e muitas coisas chamaram a atenção do grupo.
    Percebi que o sinal dos celulares de todas as operadoras pega perfeitamente em todos os lugares por nós visitados, coisa que não aconteceu logo que passamos da divisa do estado para chegar a SC. Alunos queriam ligar para os pais que estávamos chegando, no entanto isso só foi possível quando estávamos nos aproximando da escola e mesmo assim muitas vezes tivemos que procurar o sinal.
    Outra coisa que percebi é que nas cidades que visitamos não vimos sinaleiras, sendo que os motoristas paravam se tivessem vontade, muitas calçadas quase não existiam. Ponto para o trânsito de Concórdia.

    Mas vale ressaltar que nossos alunos foram exemplares em termos de comportamento, quando a guia explicava estava todo mundo prestando atenção. Quem diz que viajar com adolescentes dá problema? Foram divertidos durante a viagem de ida, prestativos quando solicitados, solidários, curiosos, investigadores, isso ainda faz valer a pena ser professor. E na viagem de volta esgotados, porque funcionaram acordados durante 24 horas.
    Nosso Brasil tem belezas infinitas e muitos não dão valor a isso, a cultura do nosso povo é fantástica e o que é mais importante à preservação dessa cultura é fundamental.
    Tenho certeza que foi uma aula e tanto para todos, pois educação não se dá somente entre 4 paredes. É este aprendizado que leva o ser humano a buscar sempre mais melhorias de condições de vida para toda a humanidade.
    Esta viagem só foi possível porque houve interesse de: direção escolar, professores, alunos e pais. Talvez muitos não concordem com meu posicionamento, mas a maioria dos alunos somente tem a oportunidade de viajar com escola pela primeira vez e tenho certeza que muitos lembraram por muito tempo dessa viagem.
    Educar é isso e você só saberá se vale a pena, quando colocar em prática suas atividades educativas. E creia o resultado é maravilhoso principalmente quando você se surpreende com os retornos obtidos.
Promover viagens de estudo é despertar no educando habilidades e competências que são estimuladas e com certeza além, de serem estes, turistas potenciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário