Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de maio de 2014

NÃO JOGUE SE JOGUE


 
Jogar bananas nos estádios, vasos sanitários, jogar pessoas pela janela e comidas fora são atos que se tornaram comuns nos dias atuais. Gestos que revelam a mediocridade, o racismo e a falta de respeito com o próximo e com nós mesmos.
Mas como diria o teólogo Leonardo Boff: “Um outro mundo é possível”. Então está mais do que na hora de começarmos a nos jogar em tantas coisas mais produtivas e aproveitáveis.
Que tal começar a nos jogar mais na nossa família, dando mais atenção aos nossos filhos, tendo mais diálogos, supervisionando as tarefas da escola e orientando- os para a vida, porque a educação começa em casa.
Que tal nós jogar com palavras verdadeiras e não com falsos elogios, e nem dizer que nossos filhos (as) são chatos, pestinhas, burros, lerdos e outros adjetivos agressivos, pois isso pode torná-los realmente em tudo isso.
Que tal nos jogar na leitura, uma ótima forma de viajarmos sem precisar usar de outros meios para uma viagem sem volta. Livros são feitos para ler e não para ficarem uma semana na mochila e remarcar novamente sem ter aberto uma única vez como muitos adolescentes fazem.
Que tal nos jogar nos estudos aproveitando a oportunidade que nossos pais não tiveram com isso criando meios para uma vida melhor.
Que tal nos jogar no trabalho, nos preocupando com aquilo que realmente devemos fazer e não apenas cuidar o que os outros fazem ou criando intrigas entre colegas fazendo do local de trabalho um ambiente insuportável.
Que tal nos jogar em campanhas educativas contra qualquer ato de racismo, abraçando causas que realmente nos permitam sermos cidadãos, para que possamos engrandecer nossa cidade, estado, país e mundo.
Que tal nos jogar em amizades que realmente valem à pena e não naquelas amizades para simplesmente criar um grupo de status, pois estas levam a outras coisas que fazem nossos pais sofrerem.
Que tal nós jogar um jogo limpo, sem falcatruas, sem querer passar o outro para trás. Dando valor as nossas potencialidades,respeitando,usando do bom humor. Sabendo que podemos competir tanto no individual como em equipe.
Enfim podemos jogar tantas coisas boas, Não importa a cor da nossa pele, nem nossa condição social, religião, partido político. Como disse Lázaro Ramos: ”SOMOS TODOS HUMANOS”. Mas infelizmente vivemos num mundo carente de valores e é preciso resgatá-los urgentemente.
Os animais: macaco, anta, vaca, burro e tantos outros que muitas vezes os seres humanos são chamados, não têm culpa da nossa hipocrisia.

 

4 comentários:

  1. oi Mari,

    tenho certeza que um outro mundo é possível,
    tem muita gente querida,de coração lindo e intenções maravilhosas,
    é essa energia e essa força que tem que ser espalhada,
    eu tento todos os dias semear um pouquinho em casa,no trabalho,no transporte,
    e assim eu faço,você faz,e daqui a pouco muitos e muitos vão estar fazendo...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. oi Mari

    Acho uma falta de respeito isso de jogar banana, querendo chamar o outro de macaco.
    Como se nós todos fôssemos de linhagem pura.
    Na minha opinião, qdo acontecesse nos estádios o time adversário deveria ser desclassificado.
    Mas nada acontece e jogaram de novo.
    Vamos ver na copa, tanta gente passando fome e o povo brincando com comida.
    O que falta no mundo é amor e respeito. Cada um é como é e não teria mínima graça se todos fôssemos iguais.
    Vamos jogar mais amor, mais gentilezas, mas solidariedade, mas educação, mas paz, e com certeza termos os frutos graciosos destes gestos.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  3. Somos todos diferentes mas todos iguais e enquanto não houver respeito, nada se consegue fazer. Há que incentivar os mais novos a velhos hábitos como a leitura o respeito e os tais valores morais, tão esquecidos. Beijos com carinho

    ResponderExcluir
  4. Aplaudo-a por tão excelente reflexão dos dias em que vivemos. Educação. Respeito. Dignidade. Valores do berço são primordiais para sobrevivermos na possibilidade de um mundo muito, mas muito melhor. Depende de cada um de nós. Parabéns!
    Abraços.

    ResponderExcluir