Total de visualizações de página

quarta-feira, 11 de maio de 2011

JOVENS ONTEM E HOJE

      
          Ser jovem era amar a vida, cantar a vida, abraçar a vida. Era ter altos e baixos, entusiasmos, desalentos, sem perder a coragem de lutar, de prosseguir. Era gostar de leitura, escrever diários, às vezes, copiar poesias de amor e remetê-las ao namorado, à namorada, sem assinatura própria.
          Ser jovem era ter os olhos molhados de esperança e adormecer com problemas, na certeza de que a solução viria no dia seguinte. Era amar a simplicidade, o vento, o perfume das flores, o canto dos pássaros. Ter ódio de guerra, de ser manipulado.
          Ser jovem era vibrar com o gol do time, emocionar-se com filmes de ternura e simpatizar secretamente com alguém que viu só de passagem. Planejar férias no fim do ano sentir-se um pouco embaraçado diante de estranhos, não perder o hábito de encabular, tremer diante de um exame.
         Ser jovem era continuar gostando de deitar na grama, de fazer parar o relógio quando o encontro era feliz, caminhar na chuva, iniciar cursos de Inglês e violão. Era não dar muita bola ao que diziam e pensavam, mas irritar-se com as calúnias, a ingratidão.
          Ser jovem era permanecer descobrindo, amando, servindo. À luz de alguma estrela. Era ter coragem de denunciar, mesmo na turbulência, navegar, redescobrir, sonhar e comprometer-se.
          É uma pena que hoje os jovens não são assim. Como definir o jovem de hoje? Muitos são mais um número na estatística no consumo de drogas e bebidas. Para a maioria a rotina é sempre igual, acorda com os gritos da mãe, ou nem acorda pela ausência dela. Há falta de valores e muitos dizem que eles são o espelho da nossa sociedade. Os sonhos já são impossíveis e o lutar por eles perdeu a graça.
          Infelizmente nossos jovens estão assim, descrentes de tudo e os poucos que querem o melhor não têm oportunidade. O primeiro emprego só consegue se tiver experiência. E a falta de oportunidade muitas vezes leva a prostituição e as drogas. A frustração e a carência afetiva, muitas vezes justificam a busca pelo prazer desorientado.
          Pergunto-me muitas vezes, quem serão os futuros professores, médicos, engenheiros, políticos? E confesso ter medo da resposta.

3 comentários:

  1. pois é minha amiga,

    a situação dos jovens de hoje,
    tem a resposta logo aí atrás,
    não tiveram escola,
    não tiveram formação...
    meu pai(que eu considero um sábio)
    sempre dizia:
    se o Pais não investir em escolas,
    vai ter que investir muito em presídios...

    triste,né?
    mas real...

    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Quando vc escreveu isto foi muito triste pois ver uma joven com este empenho em se esprecar, articulada e de boa formacao mas corrompida pelo seu cotidiano intelectual que encara agora a maturidade sem aquilo que nos da a direcao, cada minuto cada segundo e importante para que possamos demonstrar com nossas Vidas como se comportar diante dos fatos reais da vida,talves nao tenhamos forca para mudar o mundo mas somos filhos daquele que tudo pode e na simplicidade, no meu ser e estar Ele faz e nao te preocupes com o dia de amanha pois d'Ele pertence.Dia 11 de maio foi o meu aniversario de 29 anos e hoje sou Feliz pois faco parte doque era a Juventude e agora sou Joven. "a vida esta cheia de certos e errados, bondade e maldade, e cada um a ve como quer mas oque era erro pode ser concertado e o que era maldade pode se tornar bondade"

    ResponderExcluir
  3. pior qe por virtude muitas vezes dos pais acaba destruindo e as vezes nem conqistando oqe qerem e por isso muitos jovens acabam entrando no rumo das drogas e da bebida por não terem apoio de amigos ou ate msm dos pais!

    ResponderExcluir