Total de visualizações de página

terça-feira, 31 de maio de 2011

ACREDITAR NAS CRIANÇAS

         
           Todos nós temos necessidades que só outras pessoas podem satisfazer. São as necessidades de relacionamento com os de nossa espécie. Precisamos dos outros para ter entusiasmo, felicidade. Sem eles vivemos mal e pessimamente.
        Aprendemos a confiar quando crescemos num ambiente de respeito, cuidado e responsabilidade. Num ambiente assim, podemos acreditar que estamos em mãos seguras e firmes. A criança precisa ser respeitada para aprender a respeitar, precisa ser cuidada para satisfazer suas necessidades e precisa ser tratada com responsabilidade para ser guiada pelos caminhos que façam dela, uma pessoa adaptada ao meio em que vai viver.
         Chamam isso de socialização. Uma criança bem socializada pode contar com as pessoas que a socializam. Ela aprendeu a confiar. Os efeitos de uma orientação saudável virão em forma de adultos que através da experiência pessoal aprenderam a usar o bom senso, tomar decisões adequadas, captarem a essência das coisas e agir com mais espontaneidade. Possuem mente aberta para se aventurar diante dos desafios de viver.
         Infelizmente, nem todos têm a sorte de crescer em um ambiente saudável. Muitos foram traumatizados, violentados, abusados e intoxicados pelos próprios pais. Cresceram em ambientes de alta periculosidade emocional, em famílias de alto risco, sendo rejeitados, ignorados e negligenciados. Um ambiente sem a mínima condição de ensinar a confiança. Ficam aleijados emocionalmente e seguem mancando pela vida.
         Um clima de agressão, maldade e rejeição é um clima de destruição das condições básicas que sustentam um desenvolvimento saudável. Acaba com a esperança e traz o desespero, quebra a confiança e gera a desconfiança. Destrói a fé e alimenta a incredulidade. Por outro lado, uma atmosfera de carinho, bondade e aceitação, desperta a motivação, o entusiasmo e a realização. Desperta a busca, e perseverança e o desejo de viver.
         Equilibrar palavras e atos certos, sem recorrer o uso de violência física e psicológica, é fazer da educação uma arte e nova ética para uma nova geração que poderá ser mais democrática e mais feliz.

Um comentário:

  1. Maravilhoso texto, realmente respeitar e acreditar deve ser a base de toda educação.

    ResponderExcluir