Nossa escola enfrenta todos os anos nessa época os mesmos problemas .Alunos deixam de freqüentarem as aulas para ir tomar banho na cachoeira que fica perto das terras dos Berta.
A escola fica à tarde ligando para os pais, comunicando que seus filhos estão lá. O Conselho Tutelar é avisado, entretanto nada é feito.
O que nos preocupa é que alunos acostumados a ir seguidamente estão aliciando outros alunos que antes eram dedicados.
Na escola ainda há os alunos que realmente representam bem seus papéis de alunos "tranqueiras", e cabulam aulas, reclamam quando há professores eventuais, reclamam do professor ter faltado, deles não serem dispensados, e quando o professor não falta, reclamam do porque ele não faltou. Esses são os mais estranhos, pois quando há aulas normais eles fazem de tudo para cabular aula e até fogem.
A escola se fundamenta no seu Regimento Escolar, um documento discutido e aprovado pelos seus participantes e que reúne as "Normas Regimentais Básicas" , descrevendo as regras de funcionamento da instituição e para a convivência das pessoas que nela atuam.
No entanto, quando já se esgotaram todas as penalidades e não há mais nada a fazer é acionado o Conselho Tutelar e até a justiça. E o que dizem?-”O papel da escola é fazer com que o aluno fique na escola, independente do que ele faça”.
Para certos alunos o professor hoje em dia se tornou um “incômodo”, um chato que atrapalha sua conversa e parece não compreender que ele, o aluno, tem coisas mais importantes para tratar com seus colegas do que com o professor, como cabular aula para tomar banho na cachoeira. Esse aluno absolutamente indisciplinado é o candidato natural para a origem de uma úlcera em um professor que não compreende que ele mesmo, o aluno, a escola e a sociedade vivem hoje uma realidade bem diferente da que viveu o professor há vinte anos atrás.
Será que a escola tem que resolver todos os problemas de outras entidades e famílias? O nosso papel não é o de ensinar conteúdos científicos?
O que percebemos é que cada vez mais estamos assumindo o papel das famílias e deixando de lado o saber.
É preciso que se faça algo urgentemente antes que algum aluno se afogue, como já houve relatos dos que freqüentam salvarem seus colegas de afogamento.
Isso apenas reforça minha idéia de que o mundo é como é hoje, esse caos, essa desorganização, pessoas que não respeitam ninguém, espaços, entidades, professores, lideranças, unicamente exclusivamente por causa da familia. Sem a familia perdemos o respeito, e nós brasileiros perdemos o respeito... Parabéns! ótimo texto.
ResponderExcluirOi , gostei de tua matéria... Olha só ,eu tenho somente o curso técnico em mecãnica bem feito e tenho 2 filhos maravilhosos Mas os filhos maravilhosos que eu tenho não foi só esperando a divina criação fazer a parte dela e consecutivamente os penalizados mestres em nome do estado.Eu fiz e estou fazendo a minha parte e bem feita e até hoje sou uma pessoa bastante rigorosa no que tange o aspecto "EDUCAÇÃO".
ResponderExcluirMoro na cidade de Vitória-es aqui também não foge a regra , os pais acham que os professores tem de ser pai e mãe e a função dos mesmos é somente de reprodução . À um tempo atraz eu assisti uma reportagem de uma determinada emissora a respeito de um aluno que pichou o muro de uma determinada escola da rede pública na qual a professora o flagrou e o penalizou a pintar a parede do muro no qual ele pichou .Esta materia foi ao ar para todo o Brasil.Mas veja bem,a emissora em sua coleta de opinião fez a entrevista dos pros e contras e eu contei os entrevistados que 50% foram a favor da professora e 50% a favor do transgressor a emissora por sua vez não deveria colocar a coleta de opinião em desequilíbrio todos sabem que está errado sendo a alegação dos contra é que o aluno foi exposto publicamente e ai me respondam e a escola que eu contribuo com impostos todos os meses para ser uma entidade de ensino e não um mural de vândalos e a exposição que este transgressor colocou a nossa escola fruto de uma péssima educação e eu acho que quem deveria fazer o serviço de pintura seria os pais.
É , isso não só acontece nas escolas , acontece também nas ruas onde se vêem menores se prostituindo com 14 anos de idade , menores traficando, menores bebendo, menores roubando , etc... etc,,, que pais seram no futuro?... geraram outros piores!!!!...O estado tem sua parcela de culpa sim , mas na sua totalidade são os pais . nasci de uma família humilde e entretanto nunca culpei os outros por se humilde simplesmente pensei , vou trabalhar para ser melhor...
E é isso quero te parabenizar pelo teu trabalho de ANJO
att : Paulo