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sábado, 19 de setembro de 2009

FAMÍLIA E ESCOLA



            A família como sabemos, deve ser a primeira educadora dos filhos e, por isso, necessita zelar por este processo fundamental para o desenvolvimento integral deles. Por conseqüência, é o fundamento para a evolução saudável de nossa sociedade. È na família, também, que devem ser cultivados os valores essenciais como afeto, respeito, autoestima responsabilidade,solidariedade. São qualidades relevantes para o processo de pertencimento e favorecimento da individuação dos filhos.
           A escola, concomitantemente, é parceira essencial da família na construção desse ser em formação, pois colabora efetivamente para o crescimento, intelectual. Cultural. Social, cognitivo, critico, científico e espiritual.
            As funções básicas e os papéis dos componentes de uma família devem estar claros e, por isso, indistintamente, possuem direitos e deveres no lar. Precisamos entender plenamente o papel de ser pai, ser mãe e ser filho: os pais, em mostrar os valores da vida e fazer com que os filhos compreendam a sua missão: os filhos, em ajudar os pais a se unirem sempre mais, fazendo-os cumprir dignamente sua missão. A firmeza, as broncas, as cobranças, as regras e os “nãos “ são sinais profundos e evidentes de amor-“ quem ama cuida”. Cuida sempre. Exige. Acompanha. Leva e busca em baladas. Observa as amizades do filho e está sempre atento a tudo.
             Um dos inúmeros deveres dos pais é oportunizar aos filhos a educação formal, dimensão formativa que só terá sucesso se a ela for conferida especial importância. È necessário criar em casa um ambiente ordenado, com rotinas e rituais básicos necessários à solenidade da aprendizagem, com, por exemplo a hora e o canto da lição de casa. Precisamos entender que a valorização dos estudos ou seu desinteresse, por parte de um filho/estudante, estarão intrinsecamente atrelados à importância atribuída, ou não, pelos pais. O grau de estima e valorização dos estudos é um gerador de motivação ante o aprendizado escolar.


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