Total de visualizações de página
terça-feira, 7 de junho de 2011
ATUALIZAR-SE
Quando penso que sei
Percebo que nada sei
Pois a vida requer atualização
Parar no tempo é se perder
E o tempo não tem volta
As tecnologias estão avançando
Eu preciso avançar também
Renovar minha vida
Pensar sempre para frente
Porque a vida é um aprendizado
Que precisa estar atualizado
Se eu parar não poderei mais recuperar
Com certeza vale à pena
Investir e aprimorar-me
Minha mente sempre aberta
Para o que der e vier
Pois tudo na vida vale à pena
É só acreditar
E não ter medo de enfrentar.
terça-feira, 31 de maio de 2011
ACREDITAR NAS CRIANÇAS
Todos nós temos necessidades que só outras pessoas podem satisfazer. São as necessidades de relacionamento com os de nossa espécie. Precisamos dos outros para ter entusiasmo, felicidade. Sem eles vivemos mal e pessimamente.
Aprendemos a confiar quando crescemos num ambiente de respeito, cuidado e responsabilidade. Num ambiente assim, podemos acreditar que estamos em mãos seguras e firmes. A criança precisa ser respeitada para aprender a respeitar, precisa ser cuidada para satisfazer suas necessidades e precisa ser tratada com responsabilidade para ser guiada pelos caminhos que façam dela, uma pessoa adaptada ao meio em que vai viver.
Chamam isso de socialização. Uma criança bem socializada pode contar com as pessoas que a socializam. Ela aprendeu a confiar. Os efeitos de uma orientação saudável virão em forma de adultos que através da experiência pessoal aprenderam a usar o bom senso, tomar decisões adequadas, captarem a essência das coisas e agir com mais espontaneidade. Possuem mente aberta para se aventurar diante dos desafios de viver.
Infelizmente, nem todos têm a sorte de crescer em um ambiente saudável. Muitos foram traumatizados, violentados, abusados e intoxicados pelos próprios pais. Cresceram em ambientes de alta periculosidade emocional, em famílias de alto risco, sendo rejeitados, ignorados e negligenciados. Um ambiente sem a mínima condição de ensinar a confiança. Ficam aleijados emocionalmente e seguem mancando pela vida.
Um clima de agressão, maldade e rejeição é um clima de destruição das condições básicas que sustentam um desenvolvimento saudável. Acaba com a esperança e traz o desespero, quebra a confiança e gera a desconfiança. Destrói a fé e alimenta a incredulidade. Por outro lado, uma atmosfera de carinho, bondade e aceitação, desperta a motivação, o entusiasmo e a realização. Desperta a busca, e perseverança e o desejo de viver.
Equilibrar palavras e atos certos, sem recorrer o uso de violência física e psicológica, é fazer da educação uma arte e nova ética para uma nova geração que poderá ser mais democrática e mais feliz.
domingo, 29 de maio de 2011
SEM IMAGINAÇÃO
Estou aqui sentada na frente do computador
Sem saber o que escrever
Nada vem em minha mente
Então resolvi escrever apenas
Deixar que as palavras tomassem conta
Desta página em branco
E fico olhando as letras aparecendo
É engraçado como elas surgem rápido
Então percebo que eu as controlo
Eu determino o ritmo delas
E me sinto poderosa
Posso dominá-las
Posso tudo com elas
E formo palavras grandes
E outras pequenas
Outras soam meio tristes
Outras nada dizem
Outras apenas aparecem
E outras começam a ter sentido
Então num segundo minha mente se abre
E relaciono pessoas com palavras
E minha imaginação volta
É uma pena que agora
Estou sem vontade de escrever.
Sem saber o que escrever
Nada vem em minha mente
Então resolvi escrever apenas
Deixar que as palavras tomassem conta
Desta página em branco
E fico olhando as letras aparecendo
É engraçado como elas surgem rápido
Então percebo que eu as controlo
Eu determino o ritmo delas
E me sinto poderosa
Posso dominá-las
Posso tudo com elas
E formo palavras grandes
E outras pequenas
Outras soam meio tristes
Outras nada dizem
Outras apenas aparecem
E outras começam a ter sentido
Então num segundo minha mente se abre
E relaciono pessoas com palavras
E minha imaginação volta
É uma pena que agora
Estou sem vontade de escrever.
sexta-feira, 20 de maio de 2011
PROCURANDO RESPOSTAS
O mundo se transforma
E o passado é esquecido
A corrida pelas conquistas
Tornou as pessoas individualistas
O que se perdeu na verdade
Foram os valores da humanidade
Valores esquecidos
E não mais usados
Pois pertencem ao passado
É assim que o mundo está
E assim seguimos nessa jornada
Procurando respostas
Até quando não sei
Talvez o dia que encontrarmos
Seja tarde demais
Então não adianta lamentarmos
O que ficou para trás
Olhar as pessoas com carinho
E solidariedade nos ajuda a crescer
Talvez seja a única maneira
De sobreviver.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
JOVENS ONTEM E HOJE
Ser jovem era amar a vida, cantar a vida, abraçar a vida. Era ter altos e baixos, entusiasmos, desalentos, sem perder a coragem de lutar, de prosseguir. Era gostar de leitura, escrever diários, às vezes, copiar poesias de amor e remetê-las ao namorado, à namorada, sem assinatura própria.
Ser jovem era ter os olhos molhados de esperança e adormecer com problemas, na certeza de que a solução viria no dia seguinte. Era amar a simplicidade, o vento, o perfume das flores, o canto dos pássaros. Ter ódio de guerra, de ser manipulado.
Ser jovem era vibrar com o gol do time, emocionar-se com filmes de ternura e simpatizar secretamente com alguém que viu só de passagem. Planejar férias no fim do ano sentir-se um pouco embaraçado diante de estranhos, não perder o hábito de encabular, tremer diante de um exame.
Ser jovem era continuar gostando de deitar na grama, de fazer parar o relógio quando o encontro era feliz, caminhar na chuva, iniciar cursos de Inglês e violão. Era não dar muita bola ao que diziam e pensavam, mas irritar-se com as calúnias, a ingratidão.
Ser jovem era permanecer descobrindo, amando, servindo. À luz de alguma estrela. Era ter coragem de denunciar, mesmo na turbulência, navegar, redescobrir, sonhar e comprometer-se.
É uma pena que hoje os jovens não são assim. Como definir o jovem de hoje? Muitos são mais um número na estatística no consumo de drogas e bebidas. Para a maioria a rotina é sempre igual, acorda com os gritos da mãe, ou nem acorda pela ausência dela. Há falta de valores e muitos dizem que eles são o espelho da nossa sociedade. Os sonhos já são impossíveis e o lutar por eles perdeu a graça.
Infelizmente nossos jovens estão assim, descrentes de tudo e os poucos que querem o melhor não têm oportunidade. O primeiro emprego só consegue se tiver experiência. E a falta de oportunidade muitas vezes leva a prostituição e as drogas. A frustração e a carência afetiva, muitas vezes justificam a busca pelo prazer desorientado.
Pergunto-me muitas vezes, quem serão os futuros professores, médicos, engenheiros, políticos? E confesso ter medo da resposta.
segunda-feira, 2 de maio de 2011
SIMPLESMENTE MÃES
Domingo dia de homenagens, dia de saudade, dia de alegria e choros. Mães presentes, ausentes, mães que já se foram. E assim o tempo passa e percebemos que nossas mães, as que nos amam, sempre nos deram amor, uma palavra, um gesto de carinho, nos fazem falta. E muitos filhos o que fazem por elas?
Quando pequenos sugam tudo delas, seu leite, seu tempo, suas noites e seus dias. Quando crescem, a mãe é chata, a mãe é brega a mãe em muitos casos se torna um estorvo para certos filhos.
Assim a ciranda continua todos os dias, todos os anos. Muitos se lembram da mãe somente no seu dia. E quantos nem lembram? Mães verdadeiras, mães guerreiras, mães adotivas, mães meninas, novas, velhas.
Mães amadas, odiadas, esquecidas, perdidas, perambulando pelas estradas da vida, que não sabem mais de seus filhos, foram tirados dos seus lares, sequestrados, assassinados.
Mães que jogam filhos pelas janelas, outras jogam no lixo, outras os traficantes tomaram conta, mães que todos os dias perdem seus filhos pelas drogas. Mães sem onde morar, jogadas em asilos, sem dignidade, sem forças para lutar.
Domingo é o dia das mães, as que puderem estar presentes, só querem um abraço, só querem ouvir; ”Te amo Mãe”. Apenas ouvir já basta, porque ser mãe é simplesmente “SER”, porque o nascimento dos filhos foram únicos inesquecíveis. Muitas “mães” interromperam o nascimento de seus filhos por vergonha, por querer simplesmente.
Seja você o presente para sua mãe,seja o filho que ela sempre quis ter,dê um abraço que nunca foi dado, uma palavra que nunca foi ouvida: Mãe eu te amo, diga e repita mil vezes, não sinta vergonha, apenas diga.
Domingo é o dia das mães. Para mim, ser mãe é ser todos os dias, porque todos os dias amo minha mãe, que me ama, e amo minha filha, que me ama, que ama seu filho, que a ama. E a ciranda continua. Um abraço bem apertado para todas as mães e futuras.
O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece à lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho. (Agatha Chistie).
Assinar:
Postagens (Atom)





